A nova estimativa, realizada por alguns dos mais prestigiados cientistas e recentemente publicada na «Science», situa a contribuição da fusão do gelo da Gronelândia e Antárctida em 0,59 milímetros por ano, em média, desde 1992.
O estudo realizado por Andrew Shepherd, investigador da Universidade de Leeds (Reino Unido), refere que os níveis globais do mar subiram 3,3 milímetros por ano durante esse período de tempo, o que faz com que o aumento seja de aproximadamente sete centímetros nas duas últimas décadas.
fonte: Ciência Hoje
Reflexão: De facto se tal acontecimento continuar a suceder, terá desastrosas consequências como: visto que grande parte da população mundial vive junto à costa, tal acontecimento levará à destruição de bens materiais; muitas espécies vivas correm o risco de desaparecer porque não podem adaptar-se muito rapidamente à alteração da salinidade ou à diminuição da superfície coberta de gelo; haverá também enormes inundações e grande parte da população correrá o risco de morrer; as regiões costeiras são essenciais em diversas atividades económicas. Existem muralhas de proteção contra as inundações instaladas junto à costa para proteger estas actividades das oscilações do nível do mar. Estas protecções podem conduzir à subida do nível do mar nas zonas costeiras quando impedem o oceano de se expandir ou transbordar nas planícies naturais. Pode-se ter, então, lugar a inundações catastróficas se estas protecções forem destruídas.
Sem comentários:
Enviar um comentário